Gastronomia

Restaurante Cozinha de Senzala
A culinária sempre foi um dos destaques na cultura afrobrasileira. Talvez o fato começarem a cozinhar ainda na infância, tenha contribuído para as mulheres negras desenvolverem a habilidade de prepararem pratos simples e deliciosos.
Outro fator que ajudou as negras a se tornarem grandes cozinheiras foram os pratos (feijoada, angu de banana verde, e etc.) criados de improviso por força das dificuldades econômicas.
A feijoada surgiu a partir de partes de carne suína menos nobre que os senhores doavam as negras que trabalhavam na cozinha da casa grande. Já o  angu de banana verde foi a alternativa encontrada pelas negras para terem algo nutritivo que pudesse lhes servir de alimento em momentos de dificuldades quando faltavam o arroz e o feijão. Costumeiramente o angu de banana verde era servido acompanhado de peixe salgado ou de carne de galinha caipira refogada.
Em Monte Alegre, a feijoada, o angu de banana verde estes e outros pratos comuns (arroz, feijão, macarrão, farofa, abóbora com carne-seca, banana frita e saladas) poderão ser saboreados no Restaurante Cozinha de Senzala.
Aqueles grupos que visitam Monte Alegre e chegam bem cedinho têm como opção tomar café da manhã na comunidade e conhecerem mais um pouquinho da cultura local.
Culinárias típicas como queijo da roça, banana assada, biscoito frito, café e outros como: suco natural, pão caseiro, chocolate ao leite e frutas compõem o cardápio do delicioso café da manhã.